5 dicas de como comprar um imóvel

Compartilhe

O que fazer na hora de uma escolha tão importante

A compra de imóvel está entre as conquistas marcantes da vida, por significar muito mais do que uma simples negociação. Nessa aquisição está envolvida a realização do sonho da casa própria, que, diga-se, tem um imenso valor agregado. Afinal, a partir dessa realização vem muitas outras, que resultam em maior qualidade de vida.

Por isso é importante planejar e ficar atento às principais questões que devem ser levadas em conta na compra do seu imóvel:

1 - Localização

A localização é um dos fatores que fazem diferença na escolha do seu imóvel. É importante escolher um imóvel bem localizado, com comércio próximo, escolas, academia e outras opções que você precisa. Dê preferência para imóveis que fiquem próximos ao seu local de trabalho ou que tenham fácil acesso a outras regiões da cidade.

Além de contribuir para a valorização do imóvel, comprar uma casa ou apartamento em uma região bem localizada melhora muito a qualidade de vida dos moradores.

2 - Escolha o tipo de imóvel

Escolha o tipo de imóvel que pretende adquirir: usado, novo ou na planta. Pense na metragem ideal, se quer casa ou apartamento (andar baixo ou alto, de frente, de fundo ou tanto faz), número de vagas de garagem, com ou sem varanda, ampla ou nenhuma área de lazer (piscina, salão de festas, jogos).

3 - Pesquise bastante

Hoje, o mercado está com várias boas oportunidades e uma pesquisa qualificada te dará a chance de encontrar o melhor negócio que se enquadre ao seu perfil e necessidades. Conte com a ajuda de uma imobiliária que poderá auxiliá-lo na escolha do empreendimento ideal, pois tem um conhecimento no setor imobiliário da região.

4 - Estabeleça como será feito o pagamento

Analise qual será a melhor opção de pagamento, financiamento junto a um banco ou parcelamento realizado diretamente com a construtora. É bom estipular se o FGTS será usado na quitação de parte do valor. Se você tiver uma boa reserva financeira ou bens poderão ser revertidos em capital para a compra do imóvel.

5 - Verifique a documentação necessária

Antes de comprar o primeiro imóvel, é muito importante fazer uma pesquisa para saber se o empreendimento está dentro das leis. Para isso, vale muito a pena consultar uma imobiliária ou um advogado, que fará uma boa análise da propriedade. É algo que demandará certo investimento, mas é fundamental fazer isso antes da compra, para evitar prejuízos.

Conheça os documentos de imóvel usado que devem ser checados:

- Cópia da matrícula atualizada: nesse documento consta o dossiê da propriedade. Sua solicitação deve ser feita no Cartório de Registro de Imóvel da região. O próprio vendedor indica o local correto, assim como fornece o número de matrícula;

- Certidões: o comprador deve consultar alguns documentos, como Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial, Certidão de Nascimento, Certidão de Distribuição Cível, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

- IPTU e condomínio: para checar se o IPTU do imóvel está em dia é só pedir ao vendedor o número do contribuinte. Depois, entre em contato com a prefeitura da cidade.

Agora que você já sabe como comprar um imóvel, o próximo passo é buscar uma imobiliária de confiança que conta com as melhores opções e te ajudará a realizar um ótimo negócio.

Outros conteúdos relacionados

Tendências de decoração para 2023
Decoração
6/7/2023

Tendências de decoração para 2023

Se você está pensando em repaginar o visual do seu lar, confira algumas das principais tendências de decoração que seguem em alta.
imagem de casas
Economia
10/1/2023

Novidades da Caixa Econômica para 2023 que você precisa conhecer

A Caixa Econômica Federal divulgou várias novidades para o financiamento imobiliário de 2023.
Dicas
28/7/2023

Plantas flexíveis: conheça a grande tendência do mercado imobiliário

Na hora de comprar um apartamento, o proprietário não costuma ter muitas opções quanto à disposição do espaço.